Os grandes morrem, os mediocres opinam…

No último dia 18 o mundo chorou a morte de José Saramago. Tá, talvez não o mundo todo, mas o da arte. Saramago, um dos maiores e mais polêmicos escritores contemporâneos faleceu aos 87 anos. e, antes de se tornar póstumo, já deixou seu nome gravado na literatura universal. Conseguiu sobreviver da arte, no sentido mais benjaminiano do termo, e viveu para ver suas obras fazerem o universo artístico, político e religioso borbulhar.

Mas não sei por qual razão, existem pessoas que insistem em não reconhecer a grandiosidade de alguns homens. Se a obra de fulano não faz meu gênero, não quer dizer que ela seja boa ou ruim, apenas que eu não gosto. Eis que um desses produtores de novelinhas esdrúxulas da nossa adorada rede Globo, declarou que: “Saramago era apenas acima da média?” De que “média” ele está falando? Da de Agnaldo Silva, o declarante desse blasfêmia, certamente. E, sinceramente espero que ele tenha se tomado de parâmetro para tal declaração. O que ainda assim me parece absurdo. Agnaldo Silva declarou várias baboseiras sobre Saramago em seu Twitter e o site  Ego (da Globo) fez questão de enfatizá-las:

Bom. Ao ler as declarações de Silva, senti-me tomada de indignação. Não sou nenhuma  grande crítica literária, nem ao menos cheguei ao nível de medíana, sou mesmo da ralé mesmo, mas me esforço para não sair falando besterias por aí. Pois, como disse, ninguém é obrigado a gostar deste ou daquele artista, mas por favor, argmente direito.

Como fiquei indignada, fui pesquisar sobre o Agnaldo, numa dessa, ele poderia se revelar um crítico sério, e não apenas um escritor de baboseiras televisivas. Procurei no Google e só encontrei referências às suas grandes novelas, peças e uns livrecos, o último com o grandioso título Deu no blogão, imagine a obra. Resenhas sobre suas obras não são muito favoráveis. Suas novelas, assim como a cultura de massa em geral (sem desvalorizar sua função social) não tem nenhum grande valor estético agregado. Tudo isso me levou a concluir, que se ele não entende nada de literatura, a opinião de Agnaldo é um mero achismo, e só.

obs: Como esse texto é fruto de uma pesquisa, creio que sua “consideração final” esteja bem fundamentada.

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso? Fale mais...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: