Um pouco (mesmo) sobre poema e poesia*

túmulo de Baudelaire

Sabemos que poema e poesia não são a mesma coisa, apesar de terem uma relação muito próxima. Como já falei pra vocês, o poema é o texto em si enquanto a poesia** é o sentimento que a obra de arte desperta em nós. Poesia então consiste em um tipo de sentimento, como amor, raiva, paixão, poesia é uma emoção que sentimos diante de uma obra de arte, mesmo se ela não for bonitinha. Como literatura é arte, logo, ela nos desperta alguma poesia, por isso um poema é carregado de poesia, certo?

Agora falemos sobre o texto, o  poema é um texto composto por versos e estrofes. Sabemos que a rima não é obrigatório desde inícios do movimento modernista, quando poetas como Mallarmé e Baudelaire romperam com essa ideia. A rima, como uma combinação de sons, pode ser dos tipos cruzada, ABAB; interpoladas, ABBA ou emparelhadas AABB.

Um terceiro aspecto que devemos nos lembrar quando falamos de estrutura do poema é das formas fixas, que como vimos, são formatos clássicos de se fazer um poema, como os sonetos, baladas e hai-kais.  Os sonetos são compostos por 4 estrofes (2 quartetos e dois tercetos), as baladas são poemas longos compostos de várias estrofes e seus versos narram fatos, os hai-kais são poemas de três versos e que geralmente falam da natureza.

* Trabalhando poema e poesia com a 5a. série, elaborei esse textinho como base teórica depois de ficarmos muito tempo declamando e vendo na prática esses aspectos do texto.

** Apesar de não ter consultado nenhum material no momento de escrever esse textinho, tenho como base as leituras de Octávio Paz, Alfredo Bosi e Norma Goldstein realizadas num tempo distante.

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso? Fale mais...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: