Passagem obrigatória de São Paulo

Ser professor de Língua Portuguesa gera algumas obrigações, uma delas é conhecer o Museu da Língua Portuguesa, ou MLP. Aliás, todos os brasileiros deveriam ter a oportunidade de conhecer o Museu.

Se você gosta de interatividade vai ter um pire paque, se não gosta, também, pois o MLP é o museu mais tecnológico que minha reles ignorância conhece. O segundo andar é cheio de telões que falam sobre como a língua representa os costumes (sotaque, variações linguísticas, tipo de vocabulário) e com computadores que exibem palavras de outras línguas apropriadas pelo português. Se você é contra estrangeirismos terá que rever sua opinião, essa história de língua pura não existe!

O primeiro andar é rotativo, cada vez a exposição é dedicada a um literato. E tive a sorte de me encontrar com Oswald de Andrade, “o culpado de tudo”, como está escrito no ingresso. Sou apaixonada pela obra do Oswald, pelo menos tudo que li dele até hoje entrou pros tops da vida!

Manifesto Antropofágico em um super painel

O segundo andar é um passeio histórico pela Língua Portuguesa, em relação ao surgimento do idioma, quanto sua consolidação como nossa língua oficial.

Árvore das palavras

Painel Histórico da Língua

 

Nesse andar, computadores como esses, que geralmente nos mostram curiosidades sobre o idioma, são comuns.

Fluxograma histórico

 

O terceiro andar tem uma apresentação, que eu não assisti, cheguei no meio e como estava perdida da minha amiga, que por sinal, estava na Pinacoteca, fiquei só pelos dois primeiros andares mesmo. Mês que vem devo ir de novo pra Sampa, daí mostro mais detalhes desse lugar tão especial!

O Beco das Palavras é um cantinho mocadinho, como o próprio nome diz, beco, que as palavras ficam dançando sobre uma mesa, lindo demais, até perdi o ar quando o vi. Não tirei foto, mas minha amiga Ana Lúcia tem e me cedeu os direitos de imagem!

foto da Ana!

Me despeço com um monte de Oswalds!

Anúncios

Navegação de Posts

  Um comentário sobre “Passagem obrigatória de São Paulo

  1. novembro 26, 2011 às 1:47 am

    Se você quiser eu tenho umas fotinhas do beco e dos outros andares, que nem me lembro quantos, hehehe…MLP é show! Vale a pena ir mesmo!

    Curtir

O que você tem a dizer sobre isso? Fale mais...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: