Cuidado: Cuba sob a ótica da Globo

Essa semana o Jornal Nacional apresentou uma série de reportagens sobre Cuba. Só a proposta já é desconfortável. A grande mídia brasileira voltando seus olhos para a nação socialista. É no mínimo estranho!

O primeiro capítulo da reportagem mostrou sob a ótica de uma única cidadã, que diga-se de passagem morava nos Estados Unidos (aquele do embargo econômico) as condições de vida na ilha. Primeira questão: como uma reportagem que se propõe séria julga o todo pela experiência de UM cidadão?

O segundo fator incômodo da reportagem foi a ironia jornalística. Ao tratar sobre a medicina de Cuba, mundialmente reconhecida, a dita cidadã relatou que para conseguir atendimento médico no país, precisa dar presente aos médicos, afirmação que foi tomada como verdade sem nenhum tipo de averiguação e agora milhões de pessoas estão realmente acreditando nisso! A pergunta que se faz é: será que é isso mesmo? Vejamos:

foto em: nicolebengiveno.com

De acordo com o Relatório do Índice de Desenvolvimento Humano 2011, da Organização das Nações Unidas  (baixe aqui!) A expectativa de vida na ilha é de 79 anos, relativamente alta para quem não tem assistência médica, certo? O IDH do país ocupa o 51 lugar, que de acordo com a ONU é considerado elevado, o Brasil amarga em 84. Sobre a questão de igualdade entre os gêneros, Cuba é tida como a sociedade mais igualitária da América Latina em termos de gênero. A média de filhos está em menos de dois por mulher, com 100% dos partos assistidos, e o acesso aos métodos contraceptivos é considerado fácil!

A desnutrição infantil está na casa dos 4% e a taxa de mortalidade infantil é de 6 para cada 1000 crianças nascidas vivas, na Noruega, primeiro IDH do planeta, essa proporção é de 3/1000 e nos EUA de 8/1000. Estudos sobre educação indicam que na ilha existe uma proporção de um mestre para cada 42 habitantes, o que sugere que a população, por mais pobre que seja, tem acesso à educação. De acordo com o relatório, a população com Ensino Médio chega a quase 80%.

As imagens da série de reportagem nos fazem imaginar um país fantasma, sem vida, com um governo altamente repressor. A proposta aqui não é indicar a ilha como o paraíso perdido, mas relativizar e questionar o jornalismo feito pela Globo. Olhares atentos verão que as coisas não são tanto como a Rede Globo pinta. No segundo episódio da série vimos casas bem cuidadas e pessoas elegantes dando entrevista. O que a série não destaca é que o problema do aspecto fantasmagórico da ilha está muito mais relacionado ao embargo econômico liderado pelos EUA do que no regime comunista. Pelo contrário, afirmam que a economia do país está destruída e sugerem que a culpa é do modelo social. E mais, que Raul Castro está abrindo a economia cubana dando a esperança do povo viver o sonho capitalista! Oi? Esse tipo de reportagem demonstra amadorismo e falta de responsabilidade da emissora em se basear em “achismos” na formação da opinião pública!

imagem em: thecommune.co.uk

Há quem diga que os dados dos relatórios da ONU, por serem enviados pelos próprios países, podem ser manipulados, tudo bem, talvez até possam, mas com todas as fragilidades da ONU, creio que os índices dela sejam mais confiáveis que os de uma universidade estadunidense, tendo em vista que os EUA são os principais interessados em implodir o regime cubano.

É isso, não podia deixar o ano virar sem publicar esse artigo. Que em 2012 a prudência jornalística nasça da rede Globo! Hasta la revolución!

 

Anúncios

  12 comentários sobre “Cuidado: Cuba sob a ótica da Globo

  1. Guilherme
    setembro 25, 2013 às 3:51 am

    Globo é pra bobo. OK. Mas o pior cego é aquele que não quer enxergar.

    Porque o autor do BLOG não colocou nenhuma foto de cubanos FUGINDO da ilha do presídio? Falou da Ione Sanches, que abriu sua mente num pais onde existe liberdade pra isso, mas o argumento é outro.

    Porque não fala do DITADOR? Da censura, da propaganda mentirosa, do culto à personalidade, falta de democracia, de liberdade em tudo, religiosa tb.

    Porque não fala da ligação com as FARC, com o narcotráfico, com a Dilma, com o Lulla?

    Porque ele diz que a medicina em Cuba é reconhecida mundialmente enquanto não é verdade. A prova é que equipamentos médicos computadorizados são proibidos de entrar em Cuba, ora pois, quem os fabrica são ALEMANHA, ESTADOS UNIDOS E CHINA. Médico que não sabe o que é um raio-x não é médico. Ressonância magnética então nem pensar, eles nem imaginam do que se trata.

    Estes médicos cubanos não passariam no REVALIDA. Nenhum deles passariam. Mas o governo dispensou este exame para eles. Ora, não são bons médicos de CUBA?

    Curtir

    • Miraní Bertanha
      dezembro 11, 2013 às 10:17 am

      Autora, querido.
      São ótimos os médicos cubanos, infinitamente melhores que os nossos, não vejo a hora deles virem para a minha cidade. Forme-se politicamente ou vá ler Veja,
      beijos.

      Curtir

  2. fevereiro 2, 2012 às 10:59 pm

    a rede globo me da nojo! manipuladora e interesseira!

    Curtir

  3. Elio
    janeiro 11, 2012 às 6:22 pm

    Sou cubano e moro no Brasil, o que não significa que deixo de ver os problemas que temos por lá. Acredito que seja muito fácil para uma emissora como a Globo pegar o ruim do ponto de vista de uma menoria, do único país “diferente”, para vender notícias. Faltou explorar os dois lados e as demais opiniões de gente que, asssim como eu, vivi e cresci nessa ilha que me deu sempre educação de qualidade e saúde em troca de nada.

    Curtir

  4. Vander Resende
    janeiro 1, 2012 às 10:40 pm

    Eu só assiste ao último “episódio” da série de “reporcagens” sobre Cuba, no Jornal Nacional, pois fui na casa de meus pais, no horário. Em minha casa, há anos não assisto ao Jornal Nacional.
    Deu até uma ponta de vontade de ir no Site do G1, para assistir aos outros “episódios”, só para saber como eles haviam se portado, mas realmente a vontade não foi tão forte.

    Valeu pela crítica realizada. Realmente é deprimente a capacidade dos repórteres e jornalistas da Globo tem de se adaptar a um modelo tão nefasto de propaganda ideológica e deturpação histórica.
    Continue produzindo textos assim, que com certeza muitos voltarão aqui.
    Achei seu texto atravéz do Blog do Altamiro Borges, http://altamiroborges.blogspot.com/2012/01/cuba-sob-otica-da-globo.html#more

    E postarei no meu Facebook. Se quiser me adicione, e quando postar mais análises como essa, poste no Facebook, para divulgar mais o seu blog.
    Vander Resende
    .

    Curtir

    • M.
      janeiro 2, 2012 às 8:25 pm

      Olá, Vander,

      muito obrigada pela visita e pelo apoio! Gosto de ver como a PIG se comporta! Mas concordo com você que em geral são “reporcagens”. Tenho mesmo que me dedicar mais à escrita!
      Saudações,

      Curtir

  5. Luis R
    janeiro 1, 2012 às 3:59 pm

    A nefasta Globo é a responsável direta pela morte cultural do Brasil e deve ser extinta sem dó nem piedade. Essa empresa promove um achaque massacrante e contínuo sobre os corações e mentes. Trata-se de um insulto criminoso. Lamentável que ainda não temos coragem para fechar essa porcaria e os governantes são coniventes e covardes.

    Curtir

    • M.
      janeiro 2, 2012 às 8:27 pm

      Olá Luis,

      obrigada pela visita ao Colcha, somente a sociedade organizada poderá mudar essa triste realidade!

      Curtir

  6. Juninho
    dezembro 31, 2011 às 9:10 pm

    Muito bom o artigo.

    Vi ele no viomundo e foi mais ou menos o que pensei quando assisti apenas a primeira (ufa) reportagem da “série de reportagens” da rede globo…

    Parabéns!

    Curtir

    • M.
      janeiro 1, 2012 às 1:53 pm

      Nossa, que legal que meu texto foi parar mo Vi o mundo! e obrigada pela visita!

      Curtir

      • Juninho
        janeiro 2, 2012 às 2:01 pm

        Sim, Maschusseto mandou pra lá 🙂

        Curtir

O que você tem a dizer sobre isso? Fale mais...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: