A literatura e seus tabus!

imagem tirada de não me lembro onde!

Nos últimos dias comecei a perceber que trabalhar literatura pode mesmo não ser uma tarefa fácil.  Cristóvão Tezza tem uma crônica chamada Crise e Literatura em que ele questiona qual será o espaço ocupado pela literatura na atualidade, já que hoje, diferentemente de há pouco mais de um século, ela divide espaço com várias outras formas de produção artística.

Quando levo esse texto para discussão em sala de aula, os alunos tendem a afirmar que a literatura está acabando, que ninguém mais dá bola para ela. O argumento cai por terra quando pergunto quem deles é leitor e, pasmem, mais ou menos metade deles levantam a mão! Pois é, será mesmo que ninguém mais se interessa por ela? Então por que o mercado editorial está em crescimento?

Bem, a sensação é que muito mais que a “provável” morte da literatura, o que acontece é o assassinato do leitor pelos moldes que da disciplina. E por mais lugar comum que essa afirmação pareça, a experiência do cotidiano fortalece essa sensação. A começar pelos materiais didáticos. Mas não podemos nos prender a eles, temos que ir além e achar um jeito de que nossos alunos superem a ideia de que literatura é chato e está acabando. A tarefa é realmente difícil, mas precisa ser encarada!

Acho que o primeiro passo é pedir que as pessoas deem uma segunda chance a ela. Vamos mudar o foco desse olhar sobre a literatura. Como se ela fosse algo morto e inatingível! Vamos descobrir onde está a raiz dessa resistência, e botemos fogo nela!

Estou com umas ideias e pretendo executá-las com algumas turmas, depois conto o resultado!!

Hasta!

 

Anúncios

  5 comentários sobre “A literatura e seus tabus!

  1. Fernanda J. S.
    março 10, 2012 às 1:37 pm

    outro boliche.?…to dentro…ahahaha

    Curtir

  2. Gustavo
    março 5, 2012 às 1:40 pm

    Oi ex-professora, como que vai? 😀
    Estou tentando fazer contato pelo twitter sem sucesso.
    Saiu do viver?
    Eu e o João M. esperamos ansiosamente por uma resposta, haha.

    Curtir

    • Miraní Bertanha
      março 7, 2012 às 5:47 pm

      Oi gente bonita! Meu, vc não faz ideia do quanto te procurei pelo twitter tbm! Que saudades de seus comentários ácidos! HUauhauhuha!!!

      Saí da Viver, me joguei no Expoente, tô com ensino médio, bem massa! E vcs lá na PUC??? meu twitter é @mibertanha me repasse o seu, tive que deixar de te seguir quando vc era meu aluno!

      apareçam, todos!

      Curtir

      • Gustavo
        março 7, 2012 às 6:15 pm

        Pois é, na puc é outro nível. Temos direito a tudo que alunos do superior tem, tipo o acesso a biblioteca, que é gigantesca, além da infrestrutura do nosso bloco, a organização e o ensino que eles usam, que é bem “informatizado”.
        Twitter é @ocineasta

        Curtir

      • Miraní Bertanha
        março 8, 2012 às 2:49 pm

        então vc deve estar faceiro lá, né? Vai ficar ainda mais ácido! Ainda bem que estou livre de assistir a filmes com você! E quando teremos outro boliche?

        Curtir

O que você tem a dizer sobre isso? Fale mais...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: