É por aqui que vai pra lá – pra onde?

Caio Castro escrevendo livro? É de viagem, vamos dar uma olhadinha. ❤

É sério, até esses dias eu não gostava do Caio Castro, de verdade, mesmo lamentando, achava ele mané.  Mas, com todos os parenteses de sua postura diante da Fontenelle, achei que talvez ele fosse um garoto legal e comecei a olhá-lo com outros olhos. Além disso, namorou a Maria Casadevall por muito tempo, e dela sou fã. Hum, parece que vale a pena o crédito.  Comecei a segui-lo no Instagram, fotos legais, menino bem humorado, e não podemos negar, tem seu talento na dramaturgia sim.

Descobri que ele tem um livro, #WTF, todo mundo publica livros agora? O título? É por aqui que vai pra lá, a proposta? Um livro de viagens. Quero ler, agora!

Capa

De posse do livro, vamos às considerações:

Não se trata de um livro de viagens no estilo guia, com dicas de lugares, preços de comida, o que fazer, onde ficar, nada disso. É um livro de memórias, com fotos particulares, muitas de festas, poucas de cenários.

De todo o livro, a foto mais poética é a da viagem à Amazônia, uma poesia cheia de sofrimento e luta, que representa muito a atmosfera do norte. Uma viagem pela Amazônia deveria ser para o brasileiro como uma ida a Meca para os muçulmanos. Quem sabe conhecendo esse Brasil mais real aprenderíamos algo sobre julgar menos e amar mais.

meio-2

Sobre o subtítulo do livro, a expressão “ano sabático” não se aplica em seu sentido literal, ou pelo menos, no mais tradicional. Não foi um ano de reflexão, oração e peregrinação, como a palavra sabático nos remete. Foi de vida loucagem, na verdade. Um ano de férias em que ele estava aberto para todas as experiências que surgissem.

fim-1

O texto é muito leve, bem jovem mesmo, e podemos dizer que fora a insistência em substituir o verbo estar por tar, Caio tem facilidade com a escrita e também por isso, ele poderia ter explorado as histórias com um pouco mais de emoção. Quando a narrativa de um episódio começa a tomar corpo ela acaba. Creio que seja um livro mais para jovens que sonham do que para adultos que vivem, planejam, e realizam, mas é inspirador para um e encorajador para outro, então, vale a pena.

fim

Sem dúvida a sessão de Agradecimentos merece um destaque, primeiro pelo texto e depois pela foto. Gratidão deve sempre ser o sentimento que pauta nossos passos e vida. E isso, parece que o rapaz tem.

De zero a dez, dou nota 7.0, passa de ano, mas poderia ser melhor. Talento o menino parece ter. O título é bom, só merecia um texto mais denso e mais fotos de cenários e paisagens.

Anúncios

O que você tem a dizer sobre isso? Fale mais...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: