Extração caseira de óleo vegetal

Oiii!!

 

Existem várias formas de extrair óleo vegetal em casa, umas mais profissas, e outras mais amadoras, mas todas têm um bom resultado. Hoje vim ensinar um jeito bem simples para quem está em busca mas não dispões de um extrator. Já tentei extrair só com as mãos como vi no Youtube, mas o resultado foram mãos cortadas e zero óleo, via o óleo entre meus dedos, mas não consegui extrair, infelizmente… acho que errei a mão.

Óleo de amêndoa já coado, extraído a partir de óleo de coco e azeite de oliva

Então, como não consegui prensar a frio com as mãos, comecei a buscar outras formas, e depois de alguma busca, achei um jeito prático para fazer em casa com zero ferramentas específicas. Basicamente são dois ingredientes, a castanha escolhida e o óleo base. Hoje vamos fazer com amêndoa!

Amêndoas hidratadas e secas ao sol, prontas para a trituração

 

Modo de preparo:

No processador triture aproximadamente uma xícara de chá da castanha escolhida. Após a tritura, adicione meia xícara de café do óleo base escolhido (nesse alternei óleo de coco e azeite de oliva extra-virgem). Triture mais um pouco (pulse o triturador alternadamente por cerca de 5 minutos, isso faz com que a semente comece a liberar seu próprio óleo.

Consistência após três semanas de descanso

Depois coloque a mistura em um pote de limpo de vidro e complete com o óleo base escolhido até que fique tudo submerso, feche e guarde por três semanas. Uma vez por semana, com uma colher limpa, mexa o preparado para misturar tudo.

Depois desse período, com o auxílio de um coador de pano (daqueles de café) coe bem, torcendo a gororoba até descer bem o óleo. Pronto!

Processo de filtragem

Esse óleo é muito bom para o corpo e cutículas, também dá para preparar um hidratante de banho. Para o rosto prefiro os 100% puros. Com o bagaço da castanha dá para prepara várias coisas, como por exemplo, um bom esfoliante corporal.

Recipientes de vidro com conta gotas: ideal para armazenagem de óleos

Ps: sempre, sempre mesmo, use recipientes de vidro no preparo das naturebices. Depois de prontos, armazene em embalagens de vidro âmbar e de preferência com conta-gotas, para evitar o contato com as mãos e oxidação do óleo.

 

Conta aí se animou e se está gostando da bruxaria aqui!

Namastê! ❤

 

Anúncios

  Um comentário sobre “Extração caseira de óleo vegetal

O que você tem a dizer sobre isso? Fale mais...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: